quarta-feira, 7 de março de 2012

Histórico da chegada dos primeiros casais ao Brasil

Histórico da chegada dos primeiros casais ao Brasil


Os Schenkel são originários de Miesenbach na Alemanha, e se instalaram primeiramente na região do Vale dos Sinos e Caí.

O primeiro casal: Johann Jacob Schenkel e Magdalena Kneller, chegaram ao Brasil em 1827 e fixaram residência em Bom Jardim, hoje Ivoti-RS, logo no início da imigração alemã que começou em 1824.

O segundo casal: Heinrich Schenkel e Elizabeth Margareth Americh, chegaram ao Brasil em 1844 e provalvelmente fixando residência em Petrópis-RJ.

O terceiro casal: Theobald Schenkel e Elisabeth Philippine Port, chegaram ao Brasil em 1847 e fixaram residência em Linha Nova-RS.

O quarto casal: Theobald Schenkel e Elisabeth Hoffmann, chegaram ao Brasil em 1856 e fixaram residência em Linha Nova- RS.

O quinto casal: Jacob Schenkel e Sofia Philippine Haupt, chegaram ao Brasil em 1857 e fixaram residência em Linha Nova-RS.

O sexto casal: Joahnn Schenkel e Catharina Kempf, chegaram ao Brasil em 1861 e fixaram residência em Picada Café-RS.

O sétimo casal: Jacob Schenkel e Katharina Bihr, chegaram ao Brasil em 1924 e fixaram residência em Santa Catarina.


Linha Nova foi o destino de três casais Schenkel, o terceiro, o quarto e o quinto. Os registros da igreja contém os dados referentes ao nascimento de treze filhos, do casal do foto, o terceiro casal, Theobald Schenkel e Elisabeth Philippine Port. Theobald Schenkel casado com Elisabeth Hoffmann, o quarto casal, são pais de Jacó Schenkel do quinto casal. Elisabeth Hoffmann, segundo registros do Pastor Hunsche na igreja, ou faleceu na Alemanha ou durante a viagem. Theobald Schenkel casado com Elisabeth Hoffmann tiveram mais um filho homem e duas filhas, uma delas Elisabeth Schenkel casada com Heinrich Koch. Elisabeth Schenkel casou outra vez com Jacob Henemann. Theobald Schenkel casado com Elisabeth Hoffmann era irmão de Johann Schenkel casado com Catharina Kempf, o sexto casal.


FONTE: Dados coletados no convite para o XVII ENCONTRO DA FAMÍLIA SCHENKEL em Linha Nova.

Agradeço a comissão organizadora do XVII ENCONTRO: Elaine Schenkel, Ernani Schenkel e Jorge Schroer, pela bela pesquisa sobre nossa família!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante estes dados sobre a família! Parabéns.

Iadia disse...

Adorei!!! li tanto nome que não sei mais quem são meus tataratataravós.... rsrsrsrs
bj Iadia

Anônimo disse...

A minha origem é do sétimo casal que residiu em Santa Catarina. Fabiana Schenkel

Unknown disse...

Bom dia

Sou descendente de Eduardo Miguel João Schinkel e Renata Kampfel que moraram em Limeira SP. Ele teve um irmão que foi para sul. Gostaria de saber o que vocês tem sobre o sexto casal. Ou algum descendente pra conversar. Obrigado